quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O PRIMEIRO PRAZO A GENTE SEMPRE PERDE...

O tema de hoje já tirou o sono de muita gente... o meu principalmente! 

Lembro como se fosse hoje o dia que perdi minha primeira audiência, sim, eu perdi. A minha sorte foi que a audiência era minha, eu estava em causa própria rsrs. Estava marcada para as 10:00 hs da manhã no 10º Juizado Cível e das Relações de Consumo de São Luis/MA e eu pensava que seria as 11:00 hs. Quando cheguei ainda esperei dez minutinhos sentada e fui pedir informação, tendo em vista que na pauta de audiências a minha ainda não tinha sido descartada com aquele risco bem legível rsrs. Portanto, fui até a sala de audiências e questionei a conciliadora sobre o horário e ela naturalmente me disse: foi arquivado, extinto sem julgamento, a autora não compareceu. E ainda perguntou: a senhora é advogada da autora? E eu respondi sem jeito: autora-advogada. É cômico, mas é trágico! 

A partir desse dia então fiquei atenta a todos os meus prazos, anoto tudo na agenda e tento anotar no notebook. Sei que não é facil lidar com tantos, mas com a prática aprendemos a gerenciar cada um. 

Recomendo que sempre avisem o cliente quando a audiência for marcada, mesmo que seja apenas um mês depois, mas avise. O cliente gosta de saber sobre o andamento do seu processo e ele é melhor do que nossa agenda para nos lembrar, dois dias antes da audiência ele liga pra dizer: doutor (a), nossa audiência é depois de amanhã, não vai esquecer... e ligeiramente você lembra rsrs. 


Cadastre todos seus processos no Sistema Push do Tribunal de Justiça, da Justiça Federal, da Justiça do Trabalho, pois qualquer movimentação referente a qualquer processo, automaticamente chegará em seu email e facilitará muito seus serviços. No Sistema PJE após logado, você deverá ir na Guia Processos, Outras ações e Incluir no Push (coloque o (s) número (s) do (s) processo (s) que você possui e pronto, a partir de agora toda movimentação que ocorrer você tomará conhecimento). Serve tanto para o PJE Justiça Estadual e Justiça do Trabalho. 


Caso você possua processos físicos na Justiça Estadual, o cadastro no Push é realizado através do site www.tjama.jus.br, procure LINKS ÚTEIS embaixo das pesquisas de processos e você encontrará PUSH TJMA ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL preencherá com os dados solicitados e cadastrará os processos individualmente. 


Caso seu processo seja físico ou pelo E-Proc na Justiça Federal, o cadastramento no PUSH será realizado através do site portal.trf1.jus.br, na Página Inicial na vertical terão várias guias em azul escuro, a primeira é INSTITUCIONAL, mas você não clicará na primeira, avance uma casa rsrs e vá para a segunda guia PROCESSUAL, então com um clique abrirão várias subguias e uma dessas será TRF PUSH, realizará o cadastro igual os demais e assim acompanhará qualquer movimentação via email. Para ter acesso ao E-Proc o profissional deve ir até sede da Justiça Federal e realizar o cadastro pessoalmente. 


E por fim, há ainda o acompanhamento processual em relação aos prazos publicados no Diário da Justiça (DJMA) através site da OAB/MA, em Serviços ONLINE (Para o Advogado) no link Diário Liber você será remetido à pagina para  realizar seu cadastro e receber as publicações gratuitamente. 


                                        Portanto, não há desculpas para perda de prazo processual! 

  Quaisquer dúvidas, estou à disposição! 

                                     Advogar é arte, ser jovem advogado é aprendizado essencial. 
                          
Até a próxima! 

 Abraços!





Nenhum comentário:

Postar um comentário